Rod Laver uma lenda na história do tênis

Ao longo da história do tênis, poucos jogadores tiveram o impacto que Rod Laver teve. Um verdadeiro ícone do esporte, Laver é o único jogador na história a ter vencido dois Grand Slams anuais, em 1962 e 1969. Ele ganhou um total de 11 títulos de Grand Slam, um recorde, e sua carreira durou quatro décadas. Sua influência no tênis é inegável, e ele é considerado um dos maiores jogadores de todos os tempos. Rod Laver foi um campeão de tênis nascido na Austrália que alcançou o estrelato internacional nas décadas de 1960 e 1970. Ele ganhou vários títulos de simples e duplas durante sua carreira e foi fundamental para popularizar o jogo de tênis em todo o mundo. Ele foi introduzido no International Tennis Hall of Fame em 1981 e ainda é lembrado por sua tremenda habilidade, paixão e entusiasmo pelo jogo.

Início da vida e carreira

Rodney George Laver nasceu em 9 de agosto de 1938, em Rockhampton, Queensland, Austrália. Ele foi apresentado ao tênis aos 11 anos, quando sua mãe o levou às quadras de tênis locais. Laver foi um jogador júnior muito promissor, vencendo o Junior Wimbledon em 1956, o Junior French Championships em 1957 e o Australian Open Junior em 1958. Laver se profissionalizou em 1959, vencendo seu primeiro torneio na Austrália e fez sua descoberta em 1961. Naquele ano, ele venceu três torneios e chegou à final de Wimbledon, onde perdeu em cinco sets para Ken Rosewall. Laver se tornou o melhor jogador do mundo em 1962, um título que ele manteria por um recorde de 237 semanas consecutivas. Naquele ano, ele ganhou o primeiro de seus três títulos do Aberto dos Estados Unidos, o primeiro de seus dois títulos de Wimbledon e o primeiro de seus dois títulos do Aberto da Austrália. Em 1963, Laver venceu Wimbledon pela segunda vez, derrotando Rosewall na final, e conquistou o US Open pelo primeiro de dois anos consecutivos. Ele também ganhou a Copa Davis com o time australiano naquele ano. Laver continuou a se destacar nos anos seguintes, ganhando mais títulos importantes e terminando como o número um do mundo no final do ano em 1966, 1967 e 1968.

Títulos de Grand Slam

Laver ganhou 11 títulos de torneios do Grand Slam durante sua carreira. Ele é o único jogador a vencer o Aberto da Austrália, o Aberto da França e Wimbledon em um único ano civil, feito que conquistou em 1962 e 1969, e compartilha o recorde de mais títulos do Aberto da Austrália em uma carreira com Roger Federer. Laver conquistou seu primeiro título de Grand Slam em simples em 1962, aos 24 anos, ao vencer o Aberto da Austrália, o Aberto da França e Wimbledon no mesmo ano civil. Apenas dois outros jogadores venceram os três torneios em um único ano, Rod Carew em 1972 e Roger Federer em 2009. Laver continua sendo a única pessoa a ter alcançado esse feito em uma raquete de madeira. A vitória de Laver em Wimbledon em 1962 fez dele apenas a segunda pessoa na época a vencer os três Slams em um único ano, depois de Don Budge em 1938. Budge era um dos heróis do tênis de Laver, e Laver afirmou que estava "quase doente de emoção" quando ele ultrapassou Budge no vestiário em Wimbledon após sua vitória. Embora Laver não tenha repetido esse feito de "Golden Slam" em 1969, ele continua sendo o único jogador a vencer o Grand Slam do ano civil em duas ocasiões.

fama internacional

Em 1962, Laver se tornou o primeiro tenista a ganhar mais de $ 100.000 em uma única temporada. Ele continuou a crescer em popularidade durante os anos seguintes, já que permaneceu invicto de 1963 a 1967. Durante esse período, ele perdeu apenas três vezes, para Emerson uma vez e Rosewall duas vezes. Em 1968, Laver encerrou sua seqüência de 5 anos sem perder ao perder para Emerson em seu primeiro encontro em quatro anos. Isso marcou a única vez que os dois grandes jogadores se encontraram na final de um torneio do Grand Slam. Laver era conhecido por seu comportamento relaxado e confiante na quadra, brincando com oponentes e espectadores e muitas vezes parecendo imperturbável com os fortes esforços de seus oponentes para vencê-lo. Ele também era conhecido por seu movimento de serviço incomum, mas altamente eficaz, “Laver Twist”. Essa técnica de saque permitiu que ele acertasse bastante topspin, um tipo de giro que faz com que a bola quique em um ângulo alto depois de atingir a superfície da quadra. Esse giro dificultou muito a devolução da bola pelos adversários.

Aposentadoria e Legado

A carreira de Laver atingiu o auge no final dos anos 1960, quando ele conquistou os quatro títulos principais no mesmo ano – um feito conhecido como “Impossible Slam”. Ele realizou esse sonho em 1969, completando o Grand Slam ao vencer o Aberto da França pela terceira vez, o título de Wimbledon pela segunda vez e o US Open pela terceira vez. Ele também venceu o Aberto da Austrália pela terceira vez consecutiva e terminou o ano como o número um do mundo pela sexta e última vez em sua carreira. Laver se aposentou do tênis profissional em 1971 aos 33 anos. Ele ainda estava no auge, mas disse que estava cansado das viagens e queria se concentrar em seu negócio de ensino de tênis. Ele continuou a jogar em algumas partidas de exibição, incluindo uma partida notável contra Bjorn Borg em 1980, que foi organizada para arrecadar dinheiro para o tênis australiano. Laver foi introduzido no International Tennis Hall of Fame em 1981.

Indução ao Hall da Fama do Tênis Internacional

Este grande tenista foi introduzido no International Tennis Hall of Fame em 1991. Laver foi nomeado um dos “Australian Living Treasures” em 2005 e foi o primeiro tenista a receber esta honra. Laver também recebeu quatro condecorações do governo australiano: uma Medalha da Ordem da Austrália em 1981, uma Medalha do Centenário em 2001, uma Medalha Esportiva Australiana em 2003 e um Companheiro da Ordem da Austrália em 2010. O Aberto da Austrália nomeado uma das superfícies da quadra após Laver em 2000, e a ITF apresenta a Laver Cup, evento por equipes que estreou em 2017. Laver também tem seu centro de tênis, o Laver Tennis Centre, em sua cidade natal, Rockhampton.

Arena Rod Laver

Em 2015, o centro de tênis foi ampliado e renomeado em homenagem a Laver. Um novo centro de tênis coberto possui seis quadras, incluindo a Laver Arena, uma quadra de exibição chamada Show Court e uma nova instalação de treinamento coberta. A expansão e reforma elevaram o investimento do centro para mais de US$ 13 milhões, a maior parte do qual foi fornecida pelo Governo do Estado por meio de seu Fundo de Infraestrutura de Turismo. O centro não é apenas um símbolo do legado de Laver, mas também fornece um grande recurso para a comunidade. Laver e sua família estiveram muito envolvidos no projeto do novo centro, fornecendo informações sobre o projeto arquitetônico e o esquema de cores. Laver disse que ele e sua família estão honrados com o fato de o centro ter recebido o nome deles e estão ansiosos para vê-lo concluído. Ele acrescentou que espera que o centro inspire os jovens a pegar uma raquete e desfrutar do jogo de tênis.